MERCADOCONSUMIDOR – 5 de outubro de 2017 | OLDON MACHADO, DA AGÊNCIA CANALENERGIA

Primeira edição do evento, voltado a clientes comerciais e industriais, ocorrerá nos próximos dias 18 e 19, em São Paulo

Com foco inteiramente voltado para o novo consumidor de energia e suas várias possibilidade de interação no mercado brasileiro, o Grupo CanalEnergia promove nos dias 18 e 19 de outubro, em São Paulo, a primeira edição do Energy Expo Forum. Composto por congresso, workshop e feira de negócios, o evento pretende municiar os participantes com informações e cenários da indústria de eletricidade, abrindo oportunidade de negócio para os clientes comercial e industrial. Ambos já podem atuar como compradores de energia diretamente das distribuidoras ou no mercado livre.

“O Energy Expo Forum vem para ocupar um lugar importante no merccado, sendo o primeiro grande evento direcionado exclusivamente para o consumidor, seja ele do mercado livre ou do mercado cativo. Ele já nasce importante, com uma adesão muito grande do mercado, e eu não tenho dúvidas que o Expo Forum irá se estabelecer como um dos principais eventos do setor elétrico nacional”, avalia o presidente do Grupo CanalEnergia, Rodrigo Ferreira. A programação dos painéis de debate evidencia a proposta de pôr o novo consumidor de energia no centro das discussões.

O congresso será dividido em três segmentos distintos: GD & Autoprodução, Mercado Livre e Eficiência Energética, com sessões de abertura unindo as três áreas. No primeiro dia, o debate inicial, a cargo do presidente da Empresa de Pesquisa Energética, Luiz Augusto Barroso, terá como foco a abertura de mercado à luz da Consulta Pública 33 e sua abordagem para os consumidores. Já no dia 19, um talk show discutirá “Quem é o futuro consumidor de energia?”, com apresentação principal do diretor técnico da PSR Consultoria, Bernardo Bezerra, e a presença de debatedores.

Os painéis de GD & Autoprodução abordarão temas como práticas de mercado, geração compartilhada, autoconsumo remoto, oportunidades em cogeração e mecanismos de resposta da demanda. A parte de Mercado Livre levantará para discussão temas como o futuro do ACL, formação de preços e tarifas no Brasil e migração do mercado regulado para o livre. As sessões de Eficiência Energética, por sua vez, serão centrados em discussões que tocam aspectos como financiamentos, incentivos fiscais, construção civil, green buildings e projetos de climatização e iluminação.

A programação de workshops, sempre a cargo de representantes de empresas do setor, aprofunda os macrotemas trazidos no congresso, entrando nas especificidades de cada assuntos. No caso dos mercado livre, pontos como desafios, perspectivas e as múltiplas plataformas de negociação serão esmiuçados em sessões próprias. Outros temas que serão apresentados nos workshops são o futuro da comercialização de energia, o novo consumidor digital, gestão de riscos na comercialização, impacto da qualidade da energia elétrica na eficiência energética dos consumidores.

Por fim, a feira de negócios do Energy Expo Forum irá reunir, em um amplo espaço, diversas empresas relacionadas às atividades de comercialização de energia, soluções de geração distribuída, eficiência energética, medição, cogeração, financiamento e consultorias. Entre as companhias presentes, apresentando suas soluções para uma melhor gestão energética dos consumidores comerciais e industriais, estarão AES Tietê, América Energia, BBCE, CPFL Serviços, Comerc Energia, Ecom Energia, EDP Brasil, Engie, Metha Soluções, Paradigma Business Solutions e Votorantim Energia.

A primeira edição do Energy Expo Forum irá ocorrer nos dias 18 e 19 de outubro no Transamérica Expo Center, na capital paulista. Para detalhes da programação, inscrições, patrocínio e demais informações, acesse www.energyexpoforum.com.br.

Fonte: https://www.canalenergia.com.br/noticias/53036972/energy-expo-forum-foco-nas-possibilidades-para-o-novo-consumidor-de-energia