Por Redação, PENNWELL DO BRASIL

 

O ganho de escala da comercialização está nas plataformas

 

PENNWELL DO BRASIL: O que as empresas que estão no mercado livre têm feito para gerir e monitorar seus contratos de energia?

Marcelo Nova: O cenário favorável proporcionado pelo aperfeiçoamento da regulamentação e abertura do mercado, incentivou pequenos consumidores a contratar energia no ambiente livre, que agora buscam preços mais atrativos. Esta expansão fez com que os agentes buscassem novas e eficientes soluções para controlar suas operações. Existe um leque de regras que dificultam a otimização dos recursos de energia de uma empresa, que acabam não explorando a inteligência mercadológica e ficam reféns da utilização de planilhas com informações cruas e não confiáveis. Portanto, nota-se que o esforço pode ser minimizado com a adoção de plataformas de gestão de contratos, especializadas no arcabouço regulatório do setor, proporcionando oportunidades para o incremento de receita como também a antecipação de possíveis cenários para tomar a melhor decisão.

PWB: Quais costumam ser os principais problemas no dia a dia?

MN: Gerenciar as regras de seus contratos e seus processos internos. Parte das informações pode estar desatualizada ou simplesmente inexistente. Gestão dos processos, centralizar e auditar todas as informações, automatizar os processos e dar vazão as operações mensais

PWB: Que tipo de plataforma pode dar segurança e agilidade a este trabalho? Quais seus recursos?

MN: A plataforma WBC ETRM conta com recursos importantes para dar agilidade a operação do dia-a-dia e governança nos processos, como: log de auditoria, business intelligence, integração com CCEE, entre outros. Os recursos são pensados para dar agilidade e segurança ao usuário, que tem a sua disposição uma poderosa ferramenta para gestão de seus ativos de energia. Além disso, a empresa realiza um trabalho intenso para melhoria da usabilidade e modernização da plataforma, já está disponível para tablets, celulares e outros dispositivos com recursos touch screen, o que irá melhorar mais ainda a forma como os usuários interagem com o sistema e trazer uma experiência única para os usuários.

PWB: Em termos de eficiência, o que isso significa percentualmente?

MN: Em nosso ultimo case publicado, neste caso a Consultoria Replace, com atuação no mercado livre e regulado de energia, adotou a plataforma WBC Energy da Paradigma Business Solutions para ganhar mais produtividade, eficiência e credibilidade. Há quase três anos utilizando essa solução, a empresa conseguiu aumentar o número de clientes em 30%, com o apoio da plataforma, neste período, sem necessidade de aumentar seu quadro de colaboradores. Outros clientes alcançaram números semelhantes, pois a mudança no cotidiano para ter as informações, avalia-las e gerir os seus contratos é realmente muito positiva.

PWB: A ferramenta já está em sua oitava versão. O que ainda pode melhorar?

MN: Uma plataforma de software sempre deve ter o que melhorar, isso é fundamental. No caso do WBC Energy temos mais de 100 pedidos de melhorias registrados em nosso suporte, o que não significa que o software deixa a desejar, muito pelo contrário, significa que nossos clientes estão usando a ferramenta e nos ajudando na melhoria constante do software. Somente em 2015 foram acrescentadas mais de 200 melhorias na plataforma, que já há tempos suporta as operações que o mercado necessita. Isto mostra o quanto a Paradigma investe em inovação constante para se manter à frente em um mercado que apesar de ser de nicho é extremamente exigente. Exatamente pelo espírito de evolução contínua é que a oitava versão passa a contar com importantes recursos analíticos com um novo e remodelado módulo de business intelligence, foco em usabilidade e um visual mais moderno, suportando também dispositivos como tablets e smartphones. O que pode melhorar no software é definido por um conjunto de recursos identificados pela nossa área de produto e tecnologia, além do pilar mais importante de P&D, que é o cliente, que nos diz o que e para onde devemos evoluir. O certo é que futuras melhorias estarão cada vez mais atreladas a deixar a operação do dia-a-dia mais ágil e entregar informação certa no tempo certo para os gestores.

PWB: Qual é o perfil, hoje, dos usuários desta plataforma?

MN: Hoje a plataforma é utilizada por diversos players da cadeia de valor, são perfis com estratégias tão diferentes que ficamos extremamente felizes em prover um serviço de qualidade com arquitetura tecnológica robusta e adequada para cada elo desta cadeia, seja geração, comercialização, distribuição, consumidor livre dentre outros

PWB: Qual é o tamanho do portfólio de usuários, e o que eles representam em termos de volume de energia?

MN: O WBC atualmente possui um portfólio de gestão com aproximadamente 1.500 unidades cadastradas nos variados segmentos do mercado de energia, como: distribuidoras, geradoras, comercializadoras e consultorias. Em contratos de energia, no último mês de abril de 2016, o volume registrado na plataforma chegou a mais de 5.500 GWh, dentre os mais variados modelos, desde contratos bilaterais comuns, a contratos de rateio, disponibilidade e quantidade de energia, encargos e serviços. Somente em geração o valor ultrapassou a faixa de 1.600 GWh, distribuídos em energia convencional e incentivada. Todas as empresas, portfólios e contratos são conduzidos pelo sistema de forma individual e sempre atentos às mudanças do setor elétrico, para que se mantenham atualizados e entreguem a informação de forma confiável ao usuário.

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