Um dos setores que foram responsáveis por colocar Santa Catarina no mapa da inovação no Brasil foi o de Tecnologia da Informação. Desde 2014, a área vem se destacando como uma das principais em projetos financiados através do programa BRDE Inova, gerido pelo Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE). E cases como o da Paradigma, empresa catarinense com quase duas décadas de mercado, especialista no desenvolvimento de soluções de relacionamento e negociação eletrônica, estão aumentando o fomento à inovação na área de TI.

Inovação para estreitar relacionamentos

Líder em tecnologia, tanto para empresas privadas como para o setor público, a Paradigma disponibiliza soluções de tecnologia aplicadas a negócios que reduzem em até 50% o tempo do ciclo de compras das empresas, diminuindo a demanda de capital de giro alocada em estoques, além de trazer também mais agilidade e flexibilidade para ajustar a programação de suprimentos.

Essas soluções que aliam alta produtividade com a capacidade de gerar economia significativa nas negociações e relacionamentos de Supply Chain de empresas e também do setor público impactam diretamente na diminuição dos processos manuais. Com esse tempo resultante de um processo mais rápido, as empresas podem investir mais em estudos de mercado que reverberam em produtos mais afinados com o público final.

– A Paradigma inovou e renovou sua tecnologia para os segmentos de ETRM (Energy Trading & Risk Management), e-Procurement e SRM (Supplier Relationship Management) e collaborative sourcing, através do projeto financiado pelo BRDE. Com a plataforma, outro grande benefício é a economia média de 5 a 15% nos processos de procurement, total rastreabilidade e elevada governança nas negociações e homologações de documentos, ampliando o compliance e o acesso das auditorias a processos críticos de grandes companhias ou até mesmo do setor público – comenta Gérson Schmitt, presidente do conselho de administração da Paradigma.

A conexão entre a Paradigma e o BRDE começou por causa de um dos eventos de divulgação do Programa BRDE INOVA que visa fomentar o relacionamento com empresas de tecnologia que se enquadram no programa.

– A Paradigma foi uma das primeiras empresas financiadas pelo BRDE no programa que hoje é o carro-chefe para financiamento de empresas de tecnologia e software. A indústria de TI sempre esteve à margem de soluções de financiamento adequadas. O ecossistema empreendedor nacional precisa ser fomentado para que possa se desenvolver além das fronteiras do país. O projeto consistente que a empresa apresentou foi fundamental para adquirir esse financiamento – comenta Mark Boeving, gerente adjunto de operações industriais, infraestrutura e MPE do BRDE.

O BRDE Inova

Com o objetivo de fortalecer a inovação no ambiente da região Sul, o programa BRDE Inova foca em empresas que trazem soluções inovadoras oferecendo, entre outras facilidades, financiamentos de longo prazo. Através de parcerias com instituições como Fundação Certi, Associação Catarinense de Empresas de Tecnologia – ACATE, entre outras.

– Tomamos conhecimento de que a o BRDE estava fomentando ações inovadoras por intermédio do BRDE Inova através da Associação Brasileira de Empresas de Software (ABES) e ACATE. Quando soubemos que o propósito era financiar projetos de inovação em condições diferenciadas de prazos, custos e garantias, visitamos o banco que prontamente disponibilizou técnicos para analisar a empresa e seus projetos, culminando com uma solicitação de financiamento que acabou sendo aprovada – conclui Schmitt.

O financiamento do BRDE Inova tem se mostrado fundamental para empresas que buscam maior impacto da inovação no ecossistema empreendedor. No caso da Paradigma, por exemplo, com a nova plataforma Paradigma SRM recebeu no último dia 04 de julho o prêmio da INBRASC 2017 de melhor tecnologia.

http://dc.clicrbs.com.br/sc/noticias/pagina/brde-e-paradigma/