No ano em que completa 20 anos de atuação no mercado de soluções para relacionamento e negociação eletrônica dos setores público, privado e de energia, a Paradigma Business Solutions S.A. irá promover vinte ações ao longo de 2018, para marcar suas duas década de operação. Entre as principais ações destacam-se a mudança da sede para instalações mais amplas, a adoção de novos conceitos no relacionamentos com profissionais e clientes com foco na priorização da comunicação e relacionamento com pessoas, a criação de uma nova unidade de negócio com foco exclusivo em SRM (Supply Relationship Management), lançamento de projetos de atualização e inovação de plataformas com tecnologias disruptivas que irão transformar as atuais ofertas da empresa nos próximos anos e uma agenda de eventos internos e externos. Para atender o crescimento da empresa, sua equipe atual é composta por mais de 100 colaboradores, com um faturamento projetado em R$ 20 milhões para 2018, crescimento superior a 30% no período. Este cenário reflete a continuidade do crescimento da ordem de 25% em 2017, quando a empresa alcançou um faturamento de R$ 15 milhões.

As plataformas tecnológicas da companhia acumulam mais de R$ 1,5 trilhão em negócios transacionados, superando 400 mil usuários atendidos, em mais de 25 setores da economia. Sua penetração no mercado está em processo de escalabilidade em todos segmentos que a empresa atua, atendidos por quatro unidades de negócio – 1. Energy Trading and Risk Management (ERTM); 2. Plataforma para gestão de Portais de Compras Públicas integrados com Sistemas de Materiais e Patrimônio; 3. Supplier Relationship Management (SRM) e; 4. A Rede Clicbusiness que atua prestando serviços de sourcing integrada às unidades de SRM e Compras Públicas.

Crescimento em números

Desde 2016, a Paradigma está em processo de expansão e crescimento, momento em que recebeu uma rodada de investimentos do BRDE com linhas do BNDES de fundos voltados a empresas inovadoras. Na ocasião, os recursos foram empregados na modernização da plataforma Web Business Center (WBC), tecnologia para gestão de negociações e relacionamentos eletrônicos que dá origem a todas as unidades de negócio da companhia. Considerada a mais completa do mercado, a plataforma é totalmente modular e atende projetos nos modelos de Software as a Service (SaaS) e on premise.

O bom desempenho da Paradigma permitiu a compra da participação do Fundo SC na Rede Clicbusiness, que viabiliza a colaboração e oferece serviços de sourcing para qualificação de fornecedores de uma comunidade formada por mais de 350 mil de empresas fornecedoras e 1.300 unidades compradoras, as quais participam de cerca de 500 mil processos de compra e mais de um milhão de pedidos com valor superior a R$ 30 bilhões. Em 2017, a Paradigma também concluiu a compra com recursos próprios de cerca de 77% das ações da companhia que pertenciam ao antigo controlador que tinha ingressado como “angel money” logo após a fundação da empresa.

Na história de expansão da Paradigma, clientes referenciais passaram a ser atendidos pelas quatro unidades de negócio da empresa, tanto no setor privado como público: grupos Tigre, Tupy, Docol, Ciser, TOTVS, Heineken, Petrobras, Sebrae-SC, Senai-RJ, Sesc-SP, Vale, Companhia Energética de São Paulo (CESP), EDP, Cemig, Enel, Replace, Fuvest, Sistemas FIESC, FIEMS, FIEB e FIERGS, Itaipu Binacional, Bridgestone, Governo do Estado do Pernambuco, Governo do Estado de Santa Catarina, municípios como Florianópolis/SC e São Bernardo do Campo/SP, a B3 (desde o tempo da BM&F e da BOVESPA), dentre outros.

No setor de energia, atende governos, geradoras, distribuidoras, comercializadoras e consumidores livres, oferecendo uma solução de ERTM (front, middle e back office). Já no setor público é composto por estados, municípios, fundações, empresas públicas e Sistema Federativo/S, usuários de portais de compras públicas e plataforma de suprimentos. Por fim, no setor privado atende indústrias, agrobusiness, serviços, varejo, educação e saúde, com uma solução SRM (procurement, sourcing e SCM).

Parcerias estratégicas e premiações

Nos últimos anos, a Paradigma firmou importantes parcerias com organizações líderes do mercado de tecnologia da informação, como o Grupo STEFANINI e TOTVS, que atende projetos de e-Procurement com a oferta TMp – TOTVS Marketplace powered by Paradigma. Outra importante parceria foi firmada com a Salesforce para a comercialização da plataforma de gestão de contrato e portfólio de energia WBC ETRM, integrada ao CRM da líder global no assunto.

A empresa também mantém relacionamento próximo com entidades regionais e nacionais como Associação Catarinense de Tecnologia (ACATE), Associação Brasileira das Empresas de Software (ABES), Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP), BRDE Inova, entre outras.

Em reconhecimento à qualidade das tecnologias e serviços oferecidos, a Paradigma recebeu em 2017 o Prêmio de Melhor Fornecedor do Ano, na categoria de plataforma de SRM (Gestão de Relacionamento com Fornecedores), concedido pelo Instituto Brasileiro de Supply Chain (INBRASC). A empresa também ficou entre os três premiados da categoria “Fornecedor do ano – Sistemas Transacionais”, junto com o Mercado Eletrônico e SAP Ariba. O Prêmio INBRASC reconhece os melhores do setor e contempla todo o segmento de Supply Chain, Logística e Compras do Brasil.

A empresa também desenvolve eventos e projetos sociais. Anualmente, sedia em Florianópolis o Paradigma Meeting, encontro com usuários da plataforma WBC, com o objetivo de fornecer um espaço para troca de experiências e networking. Além disso, a Paradigma firmou um acordo de cooperação universitária com o Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), para fomentar pesquisas, inovação e desenvolvimento acadêmico no setor de energia. Também fornece apoio cultural no Paradigma Cinearte, além de ações para a sustentabilidade social e ambiental em organizações presentes na Grande Florianópolis.

Com duas décadas de existência, Paradigma anuncia novidades para 2018