A ideia é promover a difusão de informações e experiências em prol do aprimoramento das compras públicas e da qualidade do gasto.“Nossa intenção é ter uma rede totalmente colaborativa, uniformizando procedimentos, definindo planos de capacitação, compartilhando boas práticas, construindo métodos inovadores de contratação e avaliando áreas de intercâmbio que possam potencializar os resultados das compras públicas em Santa Catarina“, disse a diretora de Gestão de Materiais e Serviços da Secretaria da Administração, Karen Bayestorff.
O secretário de Estado da Administração, Jorge Eduardo Tasca, explica que a iniciativa atende os pilares de transparência, integridade, eficiência e governança que vêm sendo defendidos pelo Governo do Estado. “A atuação integrada e em rede favorece tanto a agilidade como a qualidade nos processos de compras, evitando equívocos e promovendo a transparente concorrência pública“.
Outros benefícios que podem ser conquistados com a Rede de Compradores são a consolidação e padronização de indicadores de compras, a capacitação dos membros da rede, a redução de gastos, criação de fóruns de discussão para melhoria de sistemas e normas e promoção da accountability, além do intercâmbio com órgãos de controle e sociedade civil organizada.
Confira a matéria publicada no site do Governo de Santa Catarina: http://www.sea.sc.gov.br/index.php/midias/noticias/375-sea-lanca-rede-de-compradores-em-santa-catarina-para-promover-zelo-com-gastos-publicos