O bom relacionamento com fornecedor é uma premissa para o funcionamento dos processos de compras de qualquer empresa. Se não há uma relação sadia entre compradores e fornecedores, certamente outras áreas são afetadas, impactando negativamente nos resultados. Portanto, é mais do que essencial investir em boas práticas de relacionamento com fornecedor.

Considerando que todas as empresas necessitam de parceiros para realizar suas atividades, é fundamental contar com aqueles que entregam bons materiais e serviços, respeitam prazos e estão em dia com suas obrigações fiscais. Além, é claro, de prezarem pela ética nas negociações.

Quando o analista de compras consegue manter essa parceria saudável, a empresa tem muito a ganhar, já que a boa relação ajuda a organização a realizar compras com qualidade, entrega e preço satisfatórios. E são muitos outros os benefícios conquistados ao estreitar o relacionamento com fornecedor.

Quais são os benefícios do bom relacionamento com fornecedor?

Vantagem competitiva

Um bom relacionamento com fornecedor é capaz de garantir vantagem competitiva para a organização, tão importante atualmente devido à grande concorrência nos mais diversos segmentos de negócios. É possível ganhar competitividade uma vez que escolher bons fornecedores agrega valor ao produto final.

Poder de negociação

Com um bom e contínuo relacionamento com fornecedor, ambas as empresas estabelecem uma confiança mútua, em consequência das experiências de negociações e tempo de parceira. Isso garante aos compradores a chance de obter descontos e condições especiais para pagamento. Ou seja, importante poder de negociação para os suprimentos da empresa.

Melhores prazos de entrega

Outro importante benefício do relacionamento com fornecedor é em relação aos prazos, que podem se tornar mais flexíveis se for estabelecida uma relação de confiança. Quanto maior o tempo de parceria, mais facilmente os compradores preveem a demanda aos fornecedores, otimizando, assim, os prazos de entrega.

Mais segurança

Manter uma boa gestão do relacionamento com fornecedor, com histórico das transações, garante mais segurança para a área de compras. É importante que a empresa mantenha fornecedores avaliados e homologados para sempre ter controle de com quais parceiros está fazendo negócios.

Que ações tomar para garantir o bom relacionamento com fornecedor?

1. Divida seus planos de produção com os fornecedores

Para estabelecer parcerias saudáveis e duradouras com os fornecedores, é essencial apresentar a eles o planejamento de produção da sua empresa, incluindo os planos de venda e até mesmo de expansão. Isso fará com que as empresas que realmente estejam interessadas em um bom relacionamento com o seu negócio se preparem para atender às suas demandas.

Compartilhar informações que a sua empresa considera importantes garante uma relação de confiança com os fornecedores, que sentirão mais segurança quanto a essa parceria. Essa confiança também é o que vai contribuir para uma melhor negociação de preços e condições.

2. Priorize a ética e o compliance

Manter um bom relacionamento com fornecedor exige que a relação seja baseada na ética e na transparência. Isso significa que tanto os analistas de compras quanto os fornecedores devem estar comprometidos com as normas estabelecidas pela organização. Ao negociar com os fornecedores, cabe aos compradores apresentar uma conduta de retidão.

É importante definir um processo de seleção dos fornecedores, estabelecendo critérios que contribuam para a escolha de empresas idôneas e garantindo o compliance em toda a cadeia de suprimentos.

3. Mantenha uma diversidade de fornecedores

Garantir um bom relacionamento com fornecedor é importante, porém a sua empresa deve evitar ficar “refém” de poucas parcerias. Opções limitadas podem afetar negativamente tanto a qualidade quanto o preço das negociações realizadas. Por isso, é muito importante sempre estar trabalhando no desenvolvimento de novos fornecedores, mesmo que haja a preferência por determinadas empresas. 

Tenha sempre um plano B, considerando que imprevistos podem acontecer com os fornecedores habituais e, para que o seu negócio não seja prejudicado, é fundamental ter alternativas. Além disso, manter uma relação com outros fornecedores pode ser benéfico para a negociação, aproveitando a concorrência saudável a seu favor.

4. Conte com uma plataforma para gestão dos fornecedores

Uma forma efetiva de manter um bom relacionamento com seus fornecedores é por meio de uma plataforma de SRM. A solução permite padronizar e unificar toda a comunicação entre sua empresa e seus fornecedores, assim possibilitando  maior clareza e transparência em todos processos em que os fornecedores são envolvido, como: 

  • Cadastro/envio de documentação para sua homologação;
  • Acompanhamento de sua documentação e de seus terceiros no que tange a validade e renovação de documento e processo de homologação;
  • Cotações; 
  • Negociações;
  • Acompanhamento de contrato; 
  • Gestão de catálogo próprio;
  • Medição de serviços para liberação de faturamento;
  • Acompanhamento do status de seus títulos financeiros.

Isso consequentemente facilita a tomada de decisões mais rápidas e assertivas e otimiza não somente o processo de compras, mas também o trabalho dos próprios fornecedores, que têm acesso a um controle claro dos dados para atender à demanda do seu negócio.

A partir da plataforma, é possível visualizar os fornecedores que estão homologados, filtrando-os por ramo de atividade e separando aqueles que estão impedidos ou com qualquer documento vencido. Fica fácil encontrar o fornecedor certo e com os dados atualizados para a negociação.

Saiba mais sobre como uma plataforma de SRM pode melhorar o seu relacionamento com fornecedor. Acompanhe os conteúdos do blog da Paradigma.